A+ A A-

Missão e objetivos

Esta rede de bibliotecas abrange as bibliotecas do concelho de Olhão do distrito de Faro (Portugal).                      logo_rbo_peq.jpg

É resultado de um trabalho colaborativo que se foi construindo e consolidando ao longo dos anos,  articulado entre a Biblioteca Municipal e as bibliotecas das escolas do concelho, quer ao nível do desenvolvimento de projetos – projetos de leitura, exposições, feiras do livro, oficinas, encontro com escritores, debates, ações formativas,  bem como de outros projetos de colaboração ao nível da formação leitora, apoio ao currículo e desenvolvimento da literacia da informação.

Esta rede tem uma índole concelhia e define-se como uma estrutura de cooperação aberta à livre participação de todas as bibliotecas do concelho, visando o desenvolvimento da ligação entre as mesmas  e otimizando atividades e recursos através de uma parceria efetiva. A sua concretização estabelece-se na partilha de experiências no âmbito da gestão e dinamização de bibliotecas, numa política coordenada de desenvolvimento da coleção e na dinamização do empréstimo interbibliotecas, assentes no cumprimento de princípios técnicos (biblioteconómicos e informáticos) uniformizados.

Missão

A missão desta rede de bibliotecas é a promoção e desenvolvimento colaborativo de projetos e atividades bem como a partilha de recursos entre as bibliotecas parceiras.

Objetivos

No cumprimento da sua missão, a Rede de Bibliotecas de Olhão tem como desafio a construção e manutenção de uma plataforma interativa digital que possa disponibilizar serviços de proximidade em linha a todos os utilizadores, facilitando o desenvolvimento de uma verdadeira comunidade de aprendizagem.

Dos objetivos a que nos propomos salientamos:

• Criar  um Portal, que funcione como plataforma interativa, que efetive o acesso à informação em diversos suportes e estimule a produção e difusão das ações desenvolvidas colaborativamente, estimulando a partilha e a cooperação.
  • Enriquecer o Catálogo Coletivo disponibilizando-o em linha, como forma de promover um mais rápido acesso aos recursos documentais e, simultaneamente, uma gestão integrada da coleção ao nível concelhio.
  • Criar serviços e produtos digitais adequados aos interesses dos utilizadores.
  • Disponibilizar fundo documental em formato digital.
  • Fomentar uma política coordenada de aquisições que visem a otimização de recursos, o incentivo ao empréstimo interbibliotecário e a dinamização de ações que promovam a literacia da informação e incentivem a leitura e a escrita.

Datas significativas:

• Formalização da rede: 03/05/2016